O que é a psicopedagogia?

É a área do conhecimento que estuda o processo de aquisição da leitura e da escrita que se inicia a partir os 5 e anos de idade. Ao longo desse processo, alguns problemas podem se apresentar interferindo diretamente no desenvolvimento da alfabetização.

Sendo assim, a Psicopedagogia se propõe a identificar, intervir e acompanhar os percalços capazes de interferir negativamente na aprendizagem, bem como no desenvolvimento social, intelectual e cognitivo.


O que faz o Psicopedagogo?


A partir do estudo da origem da dificuldade em compreender determinados conteúdos, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que ainda não estão desenvolvidas no indivíduo, ele contribui para  a construção da autonomia e independência, por meio da relação com “como eu aprendo” e “como me relaciono com o saber”.

Durante as sessões de atendimento com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e instrumentos digitais, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do aluno: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.

O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver habilidades para isso. É prerrogativa o reconhecimento da capacidade de aprendizagem que cada indivíduo possui, independente da dificuldade apresentada.

A Psicopedagogia reconhece que todo mundo é capaz de aprender e o que deve mudar é a maneira com que os conteúdos são apresentados.



Quando procurar um atendimento psicopedagógico?


Muitas vezes, as dificuldades apresentadas na escola são percebidas pelos profissionais, que por sua vez encaminham esse aluno para um atendimento educacional especializado.

Além disso, profissionais como Fonoaudiólogos, Psicólogos, Neuropsicólogos, Neurologistas e Psiquiatras, ao serem abordados com situações que caracterizam transtornos de aprendizagem podem realizar o encaminhamento para o Psicopedagogo para que o tratamento seja realizado de maneira conjunta e tenha uma eficácia maior.

Por outro lado, com frequência, pais de alunos que apresentam trocas silábicas, atraso na aquisição da leitura e da escrita, alunos diagnosticados com Autismo, Síndrome de Down, Asperger, TDAH, entre outros, procuram o atendimento psicopedagógico para receberem acompanhamento educacional especializado, de maneira que o direito á educação efetiva seja garantido, independente das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Referências

Associação Brasileira de Psicopedagogia – www.abpp.com.br

Tatiane Aprendizagem e Inclusão